Pular para o conteúdo principal

PROJETO NORDESTE

Há algum tempo, tentei sem sucesso imaginar (sonhar) um projeto mais amplo onde pudéssemos realizar um trabalho sério e buscar a preservação de todo acervo documental existente em nossa região, o que não é pouca coisa.

Infelizmente até a presente data não conseguimos realizar um esboço deste possível projeto.

Tivemos impulso e força de vários amigos, mas os afazeres pessoais às vezes nos tira de foco e tudo que planejamos nem se quer chegou ao papel, é frustrante, muito frustrante.

Estou tentando me reorganizar e postar no blog, em mais uma tentativa de lograr êxito, pois este tema é imprescindível para toda a região, pois não podemos deixar a história passar em nossas mãos, com tantas pessoas boas e engajadas na tentativa de realizar um projeto bem maior, que não é de ninguém e ao mesmo tempo é de todos.

Temos Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e quantas informações a descobrir? E o pior (ou melhor) com pessoas em todos estes estados, podendo assim unificar informações.

Espero que possamos (os amigos) juntar nossos trabalhos e realizar um projeto comum com planejamento, podendo assim disponibilizar a todos as informações e quem sabe com este trabalho não possa surgir uma publicação?

Hoje o Instituto Histórico de Pernambuco já realiza um trabalho sério de recuperação e catalogação de todo o seu acervo. E os outros estados? Se possui este trabalho, porque não divulgá-los e mesmo unificá-los.

Sei que pode ser utopia tentar agregar pessoas com pensamentos diferentes e residindo em locais distintos, mas ao mesmo tempo isso é muito importante, pois vemos pessoas para quaisquer dos lados que olharmos.

Então coloco isso no blog para tentar “angariar” pessoas dispostas a realizar um grande trabalho.


ACM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Cabrais de Pernambuco

OS CABRAL DE MELLO DE PERNAMBUCO/PARAÍBA Surgi da união entre João de Melo Azedo com D. Tereza de Jesus Cabral de Vasconcelos, cerca de 1803. Se considerarmos a criação da família neste enlace, já completamos 213  anos de existência, mas se considerarmos o nascimento de Francisco Antônio (01/01/1824) temos 192 anos - próximos da comemoração do  bicentenário . Nos nossos estudos optamos por considerar a segunda opção, por se tratar do ramo direto dos pernambucanos. Ele (João de Melo Azedo) nascido em Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande (hoje Matriz), na Ilha de São Miguel – Açores/Portugal a 07/10/1776 e falecido em 09/09/1850. Ela nascida em Mogeiro/PB em setembro/1779 e falecendo em 02/08/1856, estando todos os dois sepultados no seu Engenho Puxi de Cima em Pilar/PB., com quem agradecemos a correção pelo amigo Fábio Arruda, pois então  achávamos  que se tratava do Puxi de Baixo.               ...

JOÃO DE MELLO AZEDO

Nascido em Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande (hoje Matriz), na Ilha de São Miguel – Açores/Portugal a 07/10/1776 e falecido em 09/09/1850, estando sepultado nas ruínas da Capela de São Filipe do seu engenho Puxi de Baixo, localizado na várzea do Rio Paraíba, mais precisamente no município de Cruz do Espírito Santo/PB. Figura 1 - Capela São Filipe Fazendo um parêntese e falando um pouco dos Mello Azedo, trata-se de uma família oriunda dos Dias Azedo chegando ao arquipélago dos Açores (mais precisamente na Freguesia da Ribeira Grande, hoje Matriz, situada na costa norte da Ilha de São Miguel, a maior e mais populosa das nove ilhas que compõe o arquipélago) nos primórdios de sua colonização em meados do século XV, atraídos pela sua fertilidade e pela abundância de águas. Poucos sabemos dos Dias Azedos, mas aos poucos eles já tomam parte na vida sócio-cultural como proprietários de moinhos de água, descendentes de moleiros, e sendo umas das poucas famílias que ...

Inventário de Francisco Antônio Cabral de Mello Azedo

Infelizmente, devido a quantidade de páginas não é possível colocar todo o inventário do patriarca dos Cabral de Mello, onde teve como inventariante sua esposa Ângela Felícia Lins de Albuquerque. Mas, segue abaixo a página de abertura do inventário. ACM